terça-feira, 13 de julho de 2010

Antibióticos danificam os dentes? Mito ou Verdade?

Antibiótico causa cárie dentária?

Não. Apesar de freqüentemente pessoas relacionarem a presença de lesões de cárie com o consumo de antibióticos, principalmente durante a infância, os medicamentos antibacterianos não estão entre os fatores causadores da doença cárie dentária.

Por que é comum as pessoas relacionarem o uso de antibióticos com a cárie dentária?

Alguns pesquisadores afirmam que essa relação é percebida pela população devido ao efeito do antibiótico sobre os microorganismos. Para algumas pessoas, na medida em que os antibióticos destroem os microorganismos, eles também poderiam destruir os dentes. Outra possível explicação para tal relação pode ser devido à utilização em um passado recente do antibiótico tetraciclina em crianças, que levou a manchamentos nos dentes, os quais poderiam ser percebidos pela população como cárie.

A Tetracilina mancha os dentes?

O antibiótico tetraciclina, quando utilizado no período em que os dentes estão sendo formados (dentes de leite anteriores: da metade da gravidez até 4-6 meses de vida; dentes permanentes anteriores: até 7-8 anos de idade) pode induzir a formação de manchas de coloração amarelada ou marrom-acinzentada na estrutura dentária. É importante ressaltar que essas alterações só ocorrem se a tetraciclina for utilizada no período em que os dentes estiverem em processo de formação. Seu uso quando os dentes já estão formados ou mesmo presentes na boca não causa efeito algum ao dente.

Então, apenas a Tetracilina pode causar efeitos negativos no dente?


É importante refletirmos sobre três pontos:

1º Os antibióticos e demais medicamentos, como xaropes, prescritos para crianças, geralmente apresentam-se sob a forma de suspensões adocicadas, freqüentemente com sacarose, para serem aceitas mais facilmente pelo paciente infantil.

2º Além da presença do açúcar, muitos medicamentos também apresentam alta acidez, favorecendo a perda da porção mineral da estrutura dentária.

3º Pais de crianças enfermas geralmente são menos rigorosos com a higiene bucal de seus filhos.

Assim, uma criança que toma um medicamento adocicado e ácido, de 6 em 6 ou de oito em oito horas, inclusive de madrugada, e com a escovação negligenciada, certamente apresentará maior risco de ter problemas dentários; principalmente se essa condição se mantiver por um longo período de tempo. Sob estas circunstâncias, o uso de qualquer medicamento pode aumentar o risco de desenvolvimento da cárie.

Então, o que causa problema nos dentes não é o antibiótico, mas a forma como ele é administrado?

Isso mesmo. O que pode aumentar o risco de problemas dentários não é o princípio ativo do medicamento, e sim a forma como ele é administrado: solução adocicada e/ou ácida. Se o mesmo medicamento fosse administrado na forma de cápsulas, comprimidos ou injeções, haveria risco menor de prejuízo aos dentes.

Existe alguma maneira de diminuir a ação deletéria do medicamento utilizado na forma de suspensão para crianças?

Sim. Os possíveis danos dentários decorrentes do uso de medicamentos açucarados podem ser anulados facilmente com a adoção de um hábito simples: realizar a higiene bucal, com escova, pasta e fio dental após cada dose da medicação.

No caso de bebês, limpar os dentes com uma fralda de tecido ou gaze umedecida em água filtrada. No caso de medicamentos ácidos, o ideal seria que eles fossem dados à criança após uma higiene bucal bem feita, pois as bactérias que causam a cárie dentária e a inflamação gengival estão na placa bacteriana, que acumula ao redor dos dentes quando estes não são limpos.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Doença Periodontal

0 que é periodonto?
É o conjunto de tecidos que está ao redor do dente e que é responsável pela sua fixação: gengiva, osso alveolar e fibras que ligam raiz ao osso.

0 que é Doença Periodontal (DP)? É a mesma coisa que gengivite?
É o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes, enquanto que, na gengivite, não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva.

Como posso saber se já tenho a DP?
0 sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Ao perceber sangramento durante o uso do fio dental, devo suspender esse procedimento de limpeza?
Não, desde que esteja passando o fio corretamente. 0 sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-las.

Existem medicamentos indicados para o tratamento?
Não é possível o tratamento desta doença somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente tem que ser removida mecanicamente.

Qual a causa da DP?
A placa bacteriana aderida ao dente é a única causa, porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência etc.

Corno o tratamento é realizado pelo cirurgião-dentista?
É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas; para facilitar o acesso.

Uma vez tratada a doença, os tecidos recuperam-se integralmente?
Não, sempre ficam seqüelas, com exceção das gengivites. A doença periodontal deixa como seqüelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com conseqüente aumento no comprimento do dente etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem miminizar esses defeitos.

De quando em quando se fazem os retornos para a manutenção após o tratamento?
As visitas para manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar tanto a o progressão da doença como a sua recidiva.

Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de 3/3 meses e de 4/6 meses para a maioria das pessoas.

E possível prevenir esta doença?
A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.
Prevenção: Limpeza bucal doméstica + Limpeza profissional de 6/6 meses.

sábado, 15 de maio de 2010

Como prevenir as cáries


O que é a cárie?

A cárie é uma doença transmissível e infecciosa. Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, dieta inadequada e higiene bucal deficiente. Quando o açúcar entra em contato com a placa bacteriana, formam-se ácidos que serão responsáveis pela saída de minerais do dente.

O que é placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma espécie de película composta de bactérias vivas e de resíduos alimentares que se depositam sobre e entre os dentes. Ela é cariogênica quando bactérias capazes de causar a doença cárie estão presentes na sua composição.

Meus dentes podem ser pouco resistentes à cárie?

Existem algumas doenças que podem alterar a composição dos dentes, levando à má-formação dentária. Além disso, todos os dentes são mais susceptíveis à cárie quando erupcionam, pois ainda não estão com a calcificação completa. Isso só será um problema se houver acúmulo da placa bacteriana cariogênica sobre os dentes, pois esta permitirá que a lesão se inicie. Indivíduos com deficiências físicas ou mentais que apresentam dificuldades na limpeza dos dentes devem ser supervisionados durante a escovação. Portanto, independentemente de os dentes serem mais ou menos resistentes, o importante é que a limpeza dos dentes seja realizada de maneira adequada.

Quais são os alimentos mais cariogênicos? Há alimentos que protegem contra a cárie?

Os alimentos mais cariogênicos são os que apresentam açúcar na sua composição: os doces, as balas, os caramelos, os chocolates, os chicletes e os refrigerantes são exemplos desses alimentos. Existem alguns alimentos que escondem o açúcar na sua composição, como a mostarda e o ketchup. Todos esses alimentos podem ser consumidos, mas de maneira racional, isto é, junto às principais refeições, seguindo-se a escovação. A freqüência com que se come o açúcar é muito importante: quando você ingere açúcar, os seus dentes ficam expostos aos ácidos produtores de cárie durante 20 minutos; se você ingerir açúcar 5 vezes ao dia, os seus dentes poderão ficar expostos aos ácidos produtores de cárie durante 100 minutos! O açúcar também pode estar presente em medicamentos líquidos e xaroposos, portanto, após ingeri-los, é preciso escovar os dentes. A ingestão de farináceos e salgadinhos, principalmente entre as refeições, é um hábito considerado pouco saudável, quando se pensa em prevenção da doença e, portanto, deve ser evitado. Por outro lado, existem alimentos como o queijo e o leite que são considerados protetores dos dentes. Eles apresentam alto conteúdo de cálcio e fosfatos, que protegem contra a desmineralização do dente.

O mel ou o açúcar mascavo podem substituir o açúcar sem danos aos dentes?

Esses alimentos são ricos em açúcares facilmente transformados em ácidos pelas bactérias cariogênicas. O hábito de adoçar alimentos ou lambuzar a chupeta com mel pode provocar lesões de cárie, portanto, deve ser evitado.

Como posso saber se tenho cárie?

A identificação das lesões de cárie pode ser feita através da visão direta dos dentes e do emprego do fio dental. Antes de observar a superfície dentária, há necessidade de remoção da placa bacteriana que a recobre. Portanto, você deve fazer o auto-exame após escovar seus dentes e em local bastante iluminado. Essa doença se estabelece antes de as cavidades serem vistas nos dentes. Portanto, procure alguma alteração de cor como manchas brancas ou acastanhadas na parte superior dos dentes (sulcos e fissuras) e entre os dentes. Em um estágio mais avançado da doença, as manchas podem evoluir para cavidades e os sintomas já começam a aparecer: dor quando mastigamos alimentos doces ou quando bebemos algo quente ou gelado, causando desconforto e mau hálito. O fato de o fio dental ficar preso entre os dentes também pode ser um sinal de lesão de cárie.

Como posso combater ou prevenir essa doença?

Controlando os fatores que podem ajudar no aparecimento das lesões de cárie. Dentre esses fatores, podem ser citados: evitar a ingestão de alimentos açucarados – caso não seja possível, você deve ingeri-los junto às principais refeições – e limpar os dentes de maneira adequada, utilizando escova, fio dental e pasta de dente com flúor. O flúor é um importante auxiliar no combate à cárie pois previne a desmineralização, isto é, a saída de minerais do dente e favorece a remineralização, que é a entrada de minerais em pequenas lesões de cárie (lesões de manchas brancas ou acastanhadas opacas), antes que elas se tornem cavidades. A limpeza deve ser realizada sempre após as principais refeições e antes de dormir. É importante visitar seu dentista regularmente para que ele possa, através do exame clínico, controlar sua saúde bucal e orientar sobre qualquer dúvida que possa surgir com relação à mesma.

Existe vacina para a cárie?

Apesar dos estudos feitos até agora, não podemos contar com uma “vacina” que previna a cárie dentária.

terça-feira, 27 de abril de 2010

O QUE É CHECK-UP PREVENTIVO DIGITAL?

O Check up Preventivo Digital, é um exame realizado através da captura de imagens por uma câmera intra-oral de alta definição.

A imagem obtida pode ser aumentada em até 60 vezes, mantendo sua qualidade, o que permite, por exemplo, analisar detalhadamente um dente e encontrar uma pequena infiltração ou o início de uma cárie antes mesmo que possam ser detectadas a olho nu ou mesmo através de uma radiografia. (Obviamente não se dispensa o exame clínico ou radiológico durante a realização do ckeck-up).

Após a captura das imagens de todos os dentes, cada uma delas é analisada minuciosamente, com o intuito de encontrar vestígios do início de uma doença.

Após o diagnóstico, é realizado um laudo, apontando todos os problemas encontrados, bem como um plano de tratamento.

O paciente recebe um CD com todas as imagens realizadas no Check up Preventivo Digital e as mesmas ficam armazenadas na clínica, para posterior acompanhamento da evolução de cada caso, visando o controle da saúde bucal do paciente.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Odontologia: Moderna x Tradicional

A Odontologia tem mudado e para melhor!

A Odontologia Tradicional, praticada até os dias de hoje preocupa-se mais com a cura da doença, ou seja, a pessoa só procura um dentista quando algo a incomoda: dor, prótese que se soltou, dente quebrado, etc. Então, o profissional intervém, “consertando” o problema, para logo em seguida esse paciente desaparecer do consultório e voltar somente quando apresentar outro problema bucal.

Dentro deste quadro, o paciente aparece sempre com um grande sofrimento, necessitando muitas vezes de auxílio psicológico para o tratamento que, na maioria das vezes é realizado de forma traumática. Por exemplo, num caso de pulpite (infecção/inflamação da polpa -“nervo”- do dente), nem sempre a anestesia consegue ser eficaz e o tratamento pode acontecer com a presença de dor. Esse dente, que chegou nessa condição patológica tem grande chance de evoluir para sua perda no decorrer do tempo, gerando outros custos e traumas até chegar ao uso de próteses ou de implantes.

Lógico que é maravilhoso saber que, mesmo perdendo um ou mais dentes, a Odontologia pode promover sua reabilitação, mas o ideal é manter os dentes saudáveis.

Na Odontologia Moderna as coisas acontecem de forma diferente.

O que se procura não é apenas o tratamento da doença já instalada, normalmente em estágio avançado, mas o foco principal está na prevenção da doença, evitando que ela atinja um grau avançado, levando a dor, sofrimento e altos custos de tratamento.

O objetivo, na verdade, é a manutenção da Saúde Bucal, controlando a doença e evitando seu avanço, uma vez que não se pode garantir que uma pessoa nunca desenvolverá uma doença, mas é possível fazer um diagnóstico precoce para intervir antes que a doença se instale de forma traumática, como acontece com a de prevenção ao câncer de mama a partir dos 40 anos de idade (Lei 11.664/08). A questão fundamental é prevenir, além de permitir o diagnóstico precoce da doença, com maiores chances de cura, reduz em muito o custo do tratamento da mesma.

A Odontologia Moderna é calcada no controle da doença e na Manutenção da Saúde!

O que é mais coerente, detectar uma cárie em seu estágio inicial, permitindo um tratamento eficaz, sem dor, traumas e alto custo, ou esperar que a doença evolua podendo levar até à perda do dente levando a tratamentos complexos, traumáticos e caros?

Que tipo de Odontologia você quer para você e sua família ou empresa, a tradicional ou a moderna?

Check up Preventivo Digital:

Você, sua família e seus funcionários investindo na saúde agora, para usufruí-la pelo resto de suas vidas!

Por que esperar termos um infarto para tratá-lo se, muitas vezes, nós podemos preveni-lo? (Prof. Dra. Marisa Amato - Incor)

Você sabia que 50% da pessoas que têm hipertensão, desconhecem o fato pois não apresentam nenhum sintoma.
O mesmo ocorre com a boca, você pode ter cáries em início de desenvolvimento e não apresentar nenhum sintoma como a dor, por exemplo.

Temos que investir, fazer poupança de saúde para poder usufruir de tudo o que se conquistou ao longo da vida.

O importante não é apenas viver muito, o importante é viver muito e bem, com saúde

sexta-feira, 19 de março de 2010

Filosofia

Um belo sorriso aumenta a auto-estima, traz confiança e demonstra uma aparência saudável, trazendo melhorarias em seu desempenho psico-social.
Na RZ Odontologia avaliamos o paciente em sua saúde geral e não apenas sua saúde bucal, podendo dessa forma recuperar danos causados por diversas doenças, que afetam diretamente a cavidade bucal. Se você quer redesenhar seu sorriso, clarear seus dentes, obter uma aparência mais harmônica e saudável, melhorar a estética ou realizar um tratamento dentário geral, você está no lugar certo.
A escolha em renovar ou ter um outro sorriso é uma decisão importante e por isso a RZ Odontologia oferece um ambiente seguro e aconchegante, para que você possa se sentir a vontade para expressar suas preocupações, anseios e expectativas.
Além disso, a RZ Odontologia conta com um sistema inovador na Odontologia Preventiva, através de um check-up digital, realizado através de uma câmera intra-oral de alta resolução, permitindo a visualização da doença em estágio inicial, melhorando a qualidade no tratamento e diminuindo as complicações das doenças bucais. Tudo dentro do mais alto padrão de Odontologia Moderna, pensando em manter a saúde de nossos clientes e não apenas tratar suas doenças!

Nós criamos o sorriso que você merece!